Velvet Goldmine, filme cobiçado por cinéfilos na 33a Mostra Internacional de Cinema de SP, em 1998

Divulgação

Velvet Goldmine é um claro tributo a David Bowie, o camaleão do rock. Apesar de nomes e alguns acontecimentos distorcidos, filme algum inspiraria tanto, seria de melhor tom, para celebrar o astro.  Alguns fatos precisam ser explicados, então vamos a uma breve sinopse e algumas comparações posteriores.

Em 1971, o glam rock invade o mundo da música britânica, provocando uma verdadeira revolução, não apenas na música mas também nos costumes da sociedade. O ícone do movimento Brian Slade (Jonathan Rhys-Meyers), roqueiro que leva garotas e rapazes a pintarem as unhas, usarem batom e explorarem sua sexualidade. Incapaz de lidar com a fama adquirida, Brian forja sua própria morte, com a farsa sendo descoberta logo depois. Anos mais tarde, um jornalista inglês (Christian Bale) começa a investigar seu desaparecimento, indo atrás de pistas, de evidências da falsa morte do cantor, interessado em descobrir que fim o astro levou.

Algumas comparações deixam evidente as homenagens do filme. O sucesso meteórico de Bowie na sua época glam, com seus trejeitos e vestes andróginas, suas relações de amizade com Iggy Pop, outro homenageado no filme, o bissexualismo e a morte do vocalista em cena, claramente inspirada no fim da época Ziggy Stardust, se transformando logo após em um cantor completamente diferente, no que da a entender. 

Além dessas informações, devemos falar do filme em si. A direção é bem segura, e o roteiro consegue não ser cansativo, mesmo aderindo demais de flashbacks. Vale destacar a atuação de Ewan McGregor, no papel de Curt, um verdadeiro "porra louca" que muda completamente a vida de Brian Slade. Brian por sinal atinge sucesso meteórico, sendo criativo, oportuno, e carismático, levando seus fãs ao delírio.

Ainda abordando as características do Glam Rock, Todd Haynes não foi apelativo, mesmo mostrando à homo e bissexualidade, ele foi de certo sutil, tendo bom senso, deixando a levada do filme leve, minimizando estranhamentos, para muitos telespectadores que em suma, ainda são preconceituosos (infelizmente). Aliás, é justamente a proposta de um filme com tom de documentário, apenas mostrar, sem tentar justificar os acontecimentos.

Musical por excelência, além de um ótimo tributo à era Glam Rock, Velvet Goldmine é um ótimo aperitivo para os fãs do gênero, de certa forma, aproximando uma época marcante, no entanto seletiva, com um truque crucial, as faixas muito bem escolhidas, surgindo com estilo, como um dos filmes mais interessantes e bem feitos para os amantes do rock'n'roll.


Filme: Velvet Goldmine - 1998
Cineasta: Todd Haynes
Origem: Reino Unido/ EUA
Gênero: Drama, Musical
Áudio: Inglês
Legenda: PT-BR