O GRUPO: CIA TRUKS - TEATRO DE BONECOS

Fotos: Divulgação

A Cia. Truks – Teatro de Bonecos foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil, além de participar de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos para o teatro de animação. Eventualmente atua na área publicitária, criando roteiros, bonecos e animações diversas para filmes e eventos afins. O grupo coordena o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, desde 2002.


Laureada com importantes prêmios, tais como o Mambembe, do Ministério da Cultura, o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Coca Cola de Teatro Jovem, o Prêmio Panamco no Teatro e o Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e reconhecida pela crítica, a Cia. Truks tornou-se bastante conhecida, também, do “grande público”, ao participar, em alguns casos de forma pioneira em nosso país, de inúmeros programas de TV que não somente consolidaram a imagem dos bonecos do grupo, manipulados totalmente à vista da platéia, como, sobretudo, dignificaram a arte do Teatro de Bonecos, ao mostrar, para grandes audiências, elaboradas formas deste trabalho, até então desconhecidas no Brasil.


Truks notabilizou-se, ao longo dos anos, por seu extremo profissionalismo, marcado por cada uma de suas mais de 5.000 apresentações já realizadas, além de uma constante e obsessiva busca pela perfeição técnica, pela vida e máxima expressividade de seus bonecos. Dotou o seu trabalho e pesquisa cênica de uma característica singular, ao desenvolver uma técnica particular de animação de bonecos, inspirada na centenária arte japonesa do “Bunraku”, em que três atores, simultaneamente, animam o mesmo boneco, conferindo-lhe movimentos humanos precisos, que encantam e surpreendem platéias de todas as idades. Não somente, a Cia. combina, a essa estética refinada de manipulação de figuras e bonecos, uma dramaturgia rica que, com delicadeza, usa o caráter mágico de seus bonecos para envolver e encantar crianças, escolha primeira do grupo. Sua capacidade de comunicação direta e precisa com este público é patente, concretizada através de histórias bonitas, que consideram e respeitam o seu rico universo criativo, ao tempo em que lhes oferecem visões de mundo instigantes, inovadoras, e repletas de fantasia, criatividade e poesia. Truks almeja fazer de sua atividade artística um forte instrumento de enriquecimento do imaginário infantil, atuando diretamente na formação de cidadãos críticos, criativos e, sobretudo, sensíveis, prontos a responder, com afeto e respeito ao próximo, aos desafios da vida futura.

Desde 2004, através dos trabalhos realizados no Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, o grupo vem empreendendo extensas pesquisas acerca das possibilidades do teatro de animação também para adultos, que resultaram na montagem das peças “Big Bang”, em 2006, “Isto Não é Um Cachimbo”, em 2007, e “História de Bar”, em 2009, trabalhos que trazem aos palcos técnicas e procedimentos inovadores e certamente encantadores às artes cênicas.

Programação

10/02/2013 - 11H00
BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO - SP
CIDADE AZUL


10/02/2013 - 12H00
SESC BOM RETIRO
SONHATÓRIO


12/02/2013 - 12H00
SESC BOM RETIRO
SONHATÓRIO


17/02/2013 - 11H00
BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO - SP
A BRUXINHA


17/02/2013 - 12H00
SESC BOM RETIRO
SONHATÓRIO


Para mais informações acesse o site da Cia Truks aqui