CUT São Paulo realiza oficinas de reciclagem e coleta de celulares no dia 30 de abril

Foto: msilvaonline/CC

Cerca de 500 milhões de aparelhos eletrônicos sem uso estão guardados nas residências brasileiras; reciclagem gera emprego, renda e proteção ambiental. 

Dislexia

Imagem: Mundo das tribos

Dislexia é uma dificuldade na aprendizagem da criança, quanto à velocidade e qualidade da aquisição das habilidades de leitura, escrita, fala, orientação espacial, entre outros.

Produção criminosa de roupas em São Paulo

Grandes empresas da moda estariam fomentando o tráfico de pessoas para abastecer uma rede de exploração lucrativa que culmina no trabalho escravo de imigrantes

Há duas semanas, mais seis imigrantes bolivianos flagrados em condição análoga à escravidão foram resgatados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de uma oficina clandestina de costura na cidade de São Paulo. Com mais essa abordagem do MTE, no ano de 2013, contabiliza-se quarenta imigrantes resgatados na capital paulista submetidos à mesma forma de exploração no trabalho. Procedentes geralmente do Peru, Bolívia e Paraguai, os imigrantes trabalham em locais insalubres, trancafiados e sem ventilação na região central da cidade, principalmente nos bairros do Pari, Brás e Bom Retiro.

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado

O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”.

Professores paulistas em greve contra perdas e baixos salários


Mais de 5.000 (segundo Cet) professores na Av. Paulista nesta 6a (19). Fotos: Apeoesp

Presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Noronha denuncia que proposta do governo estadual é “inteiramente insuficiente”

A hipocrisia de ações ‘filantrópicas’ como o Criança Esperança

O programa arrecada menos de 0,5% do que a Receita Federal está cobrando da Globo

Dar com uma mão e pegar muito mais com a outra é indefensável moralmente.

Imposto é um dos temas mais quentes do mundo moderno, e o Diário tem coberto o assunto intensamente.
Sugestão de como cobrir o Dia do Índio para a TV

Cena de fazenda retomada por indígenas no Mato Grosso do Sul. Take em uma latinha de cerveja aberta e indígenas rindo de algo. Locução do repórter cobrindo as imagens: "Eles estão festejando a invasão de trocentos mil hectares de terra. Terra que, até então, era produtiva".

Acervo digital disponibiliza obra de Paulo Freire



O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire. Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente.

Redução da idade penal: ‘pérola’ do popularismo penal

Imagem: Angeli

Todas as vezes que ocorrem homicídios com o envolvimento de adolescentes reacende o debate acerca da redução da maior idade penal. As vozes rancorosas dos popularistas penais ecoa em generosos espaços da grande mídia bradando pela redução da maior idade penal como sendo a salvação para a barbárie brasileira.

A cultura do estupro gritando – e ninguém ouve


Como a essa altura vocês já devem saber, Gerald Thomas tentou colocar as mãos por dentro do vestido da Nicole Bahls durante um evento no Rio. Era noite de lançamento de um livro dele e a Livraria da Travessa estava lotada. Repórteres, cinegrafistas, funcionários da loja, clientes.

Margaret Thatcher odiava as artes e odiava os pobres, diz Morrissey

O músico britânico Morrissey, ex-Smiths, durante apresentação de sua turnê no Brasil, em 2012, em São Paulo

O cantor Morrissey, ex-líder do The Smiths, escreveu um artigo para o site "The Daily Beast" no qual comenta a morte de Margaret Thatcher. Para o músico, ela foi "um terror sem um átomo de humanidade". 

De graça: 18 livros para ler antes de morrer


O portal Universia selecionou 18 livros que todo mundo precisa ler antes de morrer. Entre eles estão grandes nomes da literatura nacional, como Machado de Assis e Euclides da Cunha,da literatura espanhola, como Miguel de Cervantes, e inglesa, como Shakespeare e Jane Austen. Confira todos:

Lei obriga pais a matricular crianças a partir dos 4 anos na pré-escola

Educação infantil: Garantir vaga na escola pública para todas as crianças de 4 e 5 anos até 2016

A partir desta sexta-feira (5), o ensino se torna obrigatório entre os 4 e 17 anos. Os pais ficam responsáveis por colocar as crianças na educação infantil a partir dos 4 anos e por sua permanência até os 17. Já os municípios e os Estados têm até o ano de 2016 para garantir a inclusão dessas crianças na escola pública.

Festival SESC Melhores Filmes. Programação neste domingo


Domingo é dia de Cineclubinho! Festival exibe "Valente" e "A Origem dos Guardiões" em 3D no mesmo dia

Cineclubinho entra na grade de programação da 39ª edição do Festival SESC Melhores Filmes em dose dupla.  Pais e filhos ao se divertir com dos longas que fizeram enorme sucesso em 2012. Às 11h, o público assiste a aventura da princesa Merida em “Valente”. Às 14, é a vez do eletrizante “A Origem dos Guardiões". As duas produções serão exibidas em 3D.

O grupo o Pocilgas & Cia. Garantem a descontração e a alegria com intervenção artística antes das sessões, nos dois horários.  Como já é tradição no projeto, todas as sessões serão gratuitas, com ingressos distribuídos com uma hora de antecedência.

Do Sesc

Por que o sistema de educação da Finlândia é tão reverenciado


Na Filândia, a melhor educação do mundo é 100% estatal, gratuita e universal. Os professores são servidores públicos, ganham bem e são estimulados e reconhecidos.