I CIPPEB Congresso Internacional de Práticas Pedagógicas da Educação Básica


O I CIPPEB é uma promoção da Diretoria de Educação e do Programa de Mestrado (Profissional) em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), da UNINOVE, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Será realizado no campus Memorial da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2014.

Com inscrição gratuita, o Congresso abrangerá dois eventos: a) I Seminário de Iniciação à Docência, cujo tema é “Educação Infantil Emancipadora”, e b) I Seminário dos Mestrados Profissionais em Educação, intitulado “Pesquisa e Intervenção na Educação Básica brasileira”.

Este Congresso surgiu da necessidade de responder, no âmbito da pesquisa, da intervenção e da inovação educacionais, às demandas pedagógicas da Educação Básica e da formação de educadores. Para isso, tanto na concepção do evento quanto na sua organização, uniram-se profissionais da graduação (pedagogia e licenciaturas) e da pós-graduação stricto sensu, especialmente da modalidade do mestrado profissional em educação, com o objetivo de promover o diálogo entre os diversos segmentos para discutir problemas e alternativas relativos ao ensino e à aprendizagem na Educação Básica.

Finalidades e Objetivos

O I Seminário de Iniciação à Docência tem por objetivo reunir pesquisadores, experts, professores e alunos dos cursos de licenciatura e pedagogia para discutir as questões relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem e produção de conhecimento, tendo como foco as problemáticas pedagógicas desse nível de ensino. Para tanto, este evento organiza-se a partir dos seguintes objetivos e ações:
  1. Congregar os diversos atores (pesquisadores, experts, intelectuais, professores e alunos dos cursos de licenciatura e pedagogia) vinculados, direta ou indiretamente, ao Ensino Básico.
  2. Socializar e debater os avanços teóricos na produção de conhecimento para esse segmento educacional.
  3. Compartilhar e discutir os principais problemas relacionados ao cotidiano e às práticas pedagógicas escolares.
  4. Dar visibilidade à produção científica e aos projetos de pesquisa e de intervenção que estão sendo realizados por docentes e discentes nesse nível de ensino.
  5. Compartilhar e discutir os trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos cursos de graduação (Iniciação Científica) e pós-graduação voltados para a escola básica.
  6. Promover o intercâmbio de experiências pedagógicas, por meio de oficinas relacionadas às práticas educacionais da escola básica.

O I Seminário dos Mestrados Profissionais em Educação tem por finalidade apresentar um balanço das questões relativas à natureza, às práticas e à identidade dessa modalidade de pós-graduação stricto sensu. Este evento organiza-se a partir dos seguintes objetivos e ações:
  1. reunir coordenadores e representantes dos programas de mestrado profissional de diferentes regiões e estados brasileiros;
  2. promover o intercâmbio acadêmico entre discentes e docentes dessa modalidade de programa de mestrado;
  3. dar visibilidade à produção científica e aos projetos de pesquisa e de intervenção que estão sendo realizados por docentes e discentes desses programas;
  4. promover o debate acerca da identidade e da natureza dos mestrados profissionais em educação a partir das experiências dos programas participantes;
  5. levantar informações a respeito do impacto social das intervenções pedagógicas desenvolvidas nos e por esses programas;
  6. explicitar os avanços e desafios em relação à gestão dos mestrados profissionais e a suas relações com o sistema de pós-graduação brasileiro e as agências públicas de avaliação;
  7. reunir dados e informações a respeito dos fundamentos, metodologias e produtos (produções bibliográficas, técnicas, artefatos pedagógicos e outras) desse segmento que o distingue dos demais programas stricto sensu.
Para mais informações acesse o link http://www.uninove.br/marketing/I_CIPPEB/