Exposição no centro de São Paulo celebra os 50 anos da questionadora Mafalda

O diálogo da pequena ensina gente grande. Foto: Márcia Brasil


“O Mundo Segundo Mafalda”, que abre nesta quarta-feira na Praça das Artes, não é uma retrospectiva da garotinha que se preocupa demais com o mundo e está fazendo 50 anos. “É uma exposição interativa, divertida e muito lúdica. É como se fosse a própria tira. Não há peças originais, mas ela resgata os valores originais do desenho de Quino”, explica Julieta Colombo, representante do quadrinista argentino de 82 anos que criou a personagem.


“A mostra foi pensada para ser manipulada. Tudo pode ser tocado”, ressalta a curadora Sabina Villagra, também diretora do Museo Barrilete, da Argentina, responsável pela idealização da exposição. “É uma mostra não apenas para ver, mas para fazer”, completa ela, referindo-se aos espaços em que as crianças poderão aproveitar as férias para criar histórias.

Parceria entre a Prefeitura de São Paulo e Buenos Aires, a exposição custou R$ 600 mil e pode receber até 400 pessoas ao mesmo tempo. Segundo o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, a personagem marcou sua geração. “Ela surgiu em um momento difícil para a América Latina, onde o futuro parecia muito nebuloso. Superamos isso, mas Mafalda sobrevive pela profundidade, graça e sutileza com que se relaciona com os adultos”, diz ele, ressaltando o caráter familiar da mostra: “Ela ultrapassou o limite do infantil.”


Serviços
O quê - O Mundo Segundo Mafalda

Quando Abre nesta quarta-feira. Diariamente, das 9h às 20h. Fecha nos dias 24, 25 e 31/12 e de 1º a 6/1/2015. Até 28/2/2015.
Onde - Praça das Artes (av. São João, 281, Centro, tel.: 3053-2100).
Quanto - Grátis