Rolling Stones leva milhares ao delírio com show grátis em Cuba

Fãs mantêm a imagem do herói revolucionário Che Guevara com o emblema dos Rolling Stones antes de seu show gratuito ao ar livre na Ciudad Desportiva de complexo desportivo em Havana

Um milhão de fãs tiveram a sorte de ver de graça os Rolling Stones em um concerto gratuito ao ar livre em Havana, em 25 de março. Esta foi a primeira visita lendária da banda britânica em Cuba.

Milhares  lotaram a "Ciudad Deportiva", na capital do país, para ver o grupo tocar sucessos como Jumpin 'Jack Flash, em duas horas de show. Os setentões, em grande estilo, mantiveram o ritmo do começo ao fim, críticos disseram que isso ocorreu em cada show apresentado na nova turnê.

Estaria eu lá em Habana, com las hermanas e los hermanos, talvez saísse mais barato que curtir as férias aqui no Brasil. Shows de banda estrangeiras estão muito caros, as entradas para o show do Stones chegaram a R$2.500. Pegaria um avião, me alojaria com a(os) compas(os) revolucionária(os), faria uma bela visita para conhecer a terra de Che Guevara e curtiria a banda da minha vida.


Fãs da Colômbia atravessaram o mar do Caribe para ver Rolling Stones. Reuters

Cubanos que atravessaram a maior ilha do Caribe e não-cubanos voaram para a ocasião, acamparam 18 horas antes do tempo em campos de futebol e beisebol Sports Cidade de Havana. Fãs de toda a América Latina em peso aproveitaram o show na faixa. Acredito que muitas(os) brasileiras(os) foram ao show.

Stones posa para fotos com a bandeira Cubana ao fundo. AFP

Uma foto sobreposta do cantor Mick Jagger na imagem de Che Guevara.

O Rolling Stones, banda formada em Londres, em 1962, apareceu após três anos das negociações de aproximação entre Obama e Raul Castro, e da queda do embargo americano. Nesta, foram negociados prisioneiros em Miami, os cinco soldados revolucionários (indico um livro preciosíssimo para entender  - Os últimos soldados da guerra fria, de Fernando Morais), os chamados revolucionários da guerra fria. E as portas se abrem para o capitalismo, após a ruptura das relações políticas do comunismo e capitalismo, entre Cuba e EUA durante a Guerra Fria.

Keith Richards, legendário guitarrista mostrou que ainda continua com rifles de garoto.
A apresentação do grupo marca o final da turnê pela América Latina "Olé Tour", que também passou pelo Brasil. O show em Cuba é um marco do rock'n roll, o concerto mais famoso no país desde a revolução de 1959, é símbolo de mudanças para o país, onde uma nação comunista celebra a abertura graças ao papa Francisco, que realizou a aproximação política entre os dois países.

Mick Jager veste vermelho para subir ao palco em Havana. Nessa os coxinhas já chamariam Mick de comunista. Imagem: Telesur TV

Arte no site da turnê da banda.

Vejam abaixo flash do show em Cuba. Demais!