Bruce Dickinson é diagnosticado com câncer

Bruce mais jovem

Em comunicado publicado em seu site oficial, o Iron Maiden anunciou que o vocalista Bruce Dickinson foi diagnosticado com câncer e está em tratamento

Mas, o que é um conselho municipal?


Em toda a sociedade existe um movimento para reduzir o interesse da participação popular, que governa e toma decisões  com o poder público.


Por Marcelo Pires Mendonça e Milena Franceschinelli - Do Pragmatismo Político


A campanha #ocupeosconselhosmunicipais, lançada nas redes sociais, traz para o centro do debate a instância primeira, a base de sustentação da participação social, que são os conselhos de políticas públicas dos municípios. Ocupar significa aqui participar das decisões em prol do interesse popular e social, como está assegurado em nossa Constituição Federal de 1988. Exercer o parágrafo único do Art° 1, que proclama que “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. O fortalecimento e o aperfeiçoamento destes mecanismos nas cidades, por meio de ações decorrentes da Política Nacional de Participação Social (PNPS) são condições inexoráveis para a sua consolidação. Não há Conselho Nacional que prescinda da sua base, e mesmo com grandes dificuldades, todos os conselhos desenvolvem campanhas e ações para a criação, melhor funcionamento e efetividade das suas instâncias municipais. Com caráter nacional, a campanha #ocupeosconselhosmunicipais deve ocorrer no município envolvendo os conselhos existentes, entidades da sociedade civil, e o poder público (Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ministério Público Municipal e seus procuradores no município). Assim a sociedade civil pode se apropriar de seus direitos por meio da participação direta.

Exposição no centro de São Paulo celebra os 50 anos da questionadora Mafalda

O diálogo da pequena ensina gente grande. Foto: Márcia Brasil


“O Mundo Segundo Mafalda”, que abre nesta quarta-feira na Praça das Artes, não é uma retrospectiva da garotinha que se preocupa demais com o mundo e está fazendo 50 anos. “É uma exposição interativa, divertida e muito lúdica. É como se fosse a própria tira. Não há peças originais, mas ela resgata os valores originais do desenho de Quino”, explica Julieta Colombo, representante do quadrinista argentino de 82 anos que criou a personagem.