O profissinal de Educomunicação é um dos mais importantes hoje na mídia e na educação

Professores exploram as potencialidades educacionais do computador.

O que é Educomunicação?

É o nome dado ao campo de reflexão/ação que une as áreas de Educação e Comunicação Social. Ela influencia a comunicação social na formação das pessoas e na consolidação da nossa sociedade.

Essa compreensão, decorrente, em especial, da produção coletiva de comunicação, resgata o direito humano de todas as pessoas, independente de idade, gênero, origem ou titulação, também dizerem o que sentem e pensam sobre assuntos que julgarem oportunos por sua própria vontade ou necessidade.

Profissional no mercado
 
Instituições visam o profissional de Educomunicação para o emprego dos meios de comunicação para gerar conteúdo de informação e educação. Esse profissional integra equipes que desenvolvem projetos educacionais em TV, internet ou em jornal. Pesquisa e compartilha conteúdo com outros alunos em bate-papo on-line, videoconferência, blog e rádio, entre outros. Assessora ONGs, veículos de comunicação, estabelecimentos de ensino e órgãos públicos em projetos de comunicação e educação.

Mercado de Trabalho 

Ainda não há o profissional formado por esse curso no mercado. A expectativa é que ele atue na área de ensino, agindo em parceria com professores na articulação de projetos que incluam a comunicação no currículo escolar. "Ele também pode trabalhar em ONGs, espaços culturais, museus e em órgãos do governo na área de projetos educacionais que envolvem a comunicação", diz Danielle Andrade Souza, coordenadora do bacharelado em Educomunicação da UFCG. Emissoras de TV, revistas e jornais devem contratar o profissional para atuar na produção de conteúdo na área de educação. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste concentram as melhores oportunidades.


Curso
O curso conta com muitas disciplinas de Humanas, como teoria da comunicação, sociologia da comunicação, ação educomunicativa e fundamentos da educomunicação. Na USP, que oferece a licenciatura, a grade é composta de matérias ligadas às práticas de ensino. Na UCG, o bacharelado oferece disciplinas na área de comunicação, como fotografia, produção de texto e roteiro de rádio e TV. Em ambas as escolas, a realização de um estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórias.

Duração média: quatro anos.

Outro nome: comun. soc. (educomunicação).

Consultoria

Planejar, elaborar e pôr em prática projetos educacionais que visem ao uso de mídias diversas, como internet e TV.

Ensino com licenciatura

Dar aulas de comunicação no Ensino Médio.

Pesquisa

Estudar a relação da educação com os meios de comunicação, como a televisão, o rádio e a internet, entre outros.

Reportagem

Apurar, escrever e editar notícias em jornais, revistas e TV.

Curso de Especialização, na ECA/USP


Desde 2012, a ECA/USP oferece um curso de 600 horas, denominado Especialização em Educomunicação: Comunicação, Mídia e Educação. Os interessados podem obter informações pelo  Telefone: 3091 4081 (ramal 200).

Fonte: Estudantes e Nce-USP