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A motivação, bem como a afetividade, contribuem de
forma efetiva para a construção do processo de ensino e aprendizado desde o
início da vida educacional. Educandos motivados por seus
professores e pais, conseguem desenvolver facilmente suas aptidões e
raciocínios em relação a temas abordados e a situações cotidianas. A motivação
atua de forma construtiva na aceleração do raciocínio e na necessidade do
educando de expor seus conhecimentos e ideias.
Por Maria Thereza de Luna
Quando o educador consegue motivar seu aluno resgatando dele seus conhecimentos
e auxiliando na sua emancipação do pensamento ele alcança um dos principais
objetivos da doutrina educacional.
Segundo Vygotsky, Jean Piaget, Henry Wallon entre outros diversos autores, existe a necessidade do
reconhecimento de que a afetividade possui um caráter de ação volitiva, em
toda a atividade humana, e esta afetividade influi diretamente na ação
comportamental e evolutiva do aluno.
A motivação age em efeito ambíguo a utilização da Pedagogia do Fracasso,
levando o aluno a acreditar em seu potencial de execução e de construção do
aprendizado. O educando que encontra em seu educador o mecanismo que impulsiona
seu crescimento e o desenvolvimento de suas habilidades, despertando nele sua
inteligência cognitiva, resulta efetivamente, e crescentemente dentro do
processo de ensino-aprendizagem. O discente quando submetido ao menosprezo de
parte do seu educador, tende a manifestar apatia e adotar um comportamento
displicente e muitas vezes agressivo dentro de sala de aula, comportamento esse
que se manifesta diante da falta de recursos motivacionais e sócio-afetivos por parte da equipe docente, e
das relações dentro do âmbito escolar. É cogente no papel do educador a
utilização de práticas que estabeleçam relações sócio-afetivas entre todos os
elementos que compõem o processo educativo pedagógico.
Podemos desta forma, concluir a importância da motivação dentro do processo de
aprendizado do discente e a relação estabelecida entre a inteligência e o desenvolvimento de capacidades e habilidades.