Uma das características que mais marcam a Geração Z é a
facilidade de lidar com as novas tecnologias. Já não é mais
surpreendente ver crianças de 5 anos - ou menos - usando tablets,
smartphones e computadores de forma avançada. As variadas abas expõem
que as crianças também possuem gosto por notícias e capacidade de
absorver muitas informações simultaneamente. Porém, nem sempre os
usuários mirins conseguem entender o que muitos portais de notícias
veiculam nos domínios.
A jornalista Simone Ronzani pensou nas dúvidas que seu filho tinha após ouvir e ler as notícias e criou o Recontando,
site que cria animações sobre as notícias mais repercurtidas nas redes
sociais. Cada animação é desenvolvida com precisão para deixar a notícia
mais clara e didática possível para que as crianças, principal público
alvo do domínio, absorvam os fatos que as circundam ao redor do mundo.
Em entrevista, a jornalista explica como começou o
projeto e conta um pouco sobre o sucesso do site, que foi ao ar em
março, mais precisamente no último dia 30.
Como surgiu a ideia do Recontando? - Foi em
2009. No final do ano, eu e meu filho Henrique, de oito anos, estávamos
indo ao Shopping comprar presentes de natal. Exatamente neste dia,
ocorreu um incêndio no Plaza Shopping Niterói, impedindo a gente de
pegar o presente de natal. Ao dar meia volta, percebi que meu filho
estava atento às notícias do rádio, mas sempre me perguntava o que elas
queriam dizer. Após isso, percebi que as crianças também possuem
interesse em saber o que ocorre no mundo.
Desde então passei a estudar a geração do meu filho. O
Recontando foi o projeto da minha pós-graduação. Após os estudos,
percebi que existia um "gap" no mercado editorial - as notícias. Durante
a minha pesquisa, notei que as crianças "torciam o nariz" para os
jornais, mas que as notícias sempre chegavam nelas, independente do
meio.
Quantas pessoas fazem parte do projeto? - A equipe do recontando conta com três jornalistas e mais três ilustradores que estão dedicados 100% do tempo no site.
Qual é a frequência de publicações do site? -
Nós fazemos atualizações até três vezes por semana. Essa frequência é
limitada por conta das ilustrações, que demoram mais para serem
realizadas. É difícil fazer o "hard news" para as crianças. Publicar uma
notícia para elas é um longo processo.
Qual é a média de visitantes do site? - Desde
que o Recontando foi ao ar (30 de março), já ultrapassamos a marca de
10 mil visualizações. A taxa de retorno chega a ser de 3,8 mil usuários.
Apesar de ser um site para crianças, o site também consegue
atingir o público adulto. A página oficial do Facebook já conta com
mais de 6 mil fãs, sendo 36% entre 25 e 55 anos. Percebemos que, pelo
engajamento no Facebook, muitos visitantes acabam sendo jovens e adultos
que não tiveram a oportunidade de entender o fato. Nós temos muitos
relatos de usuários mais velhos que acompanham as notícias para
crianças.
Qual é o critério para transformar a notícia para as crianças? - A
gente troca muita ideia na redação sobre o que está acontecendo e seria
legal de contar para os mais jovens. Mas também recebemos diversas
sugestões das próprias crianças.
Existe algum editor mirim para analisar a notícia antes de ser publicada? -
Sim. Antes de publicar a notícia, nós passamos as histórias para quatro
colaboradores, que visitam a redação duas vezes por semana. O legal é
que as crianças são verdadeiras e costumam criticar quando não entendem a
abordagem de um determinado assunto.
Teve alguma matéria que os editores não aprovaram? - Teve
sim, mas ainda bem que só foi uma vez. Eles costumam ser bem exigentes.
A matéria sobre jogos de futebol na altitude teve que ser refeita após a
rejeição das crianças. Esquecemos de informar o que acontece com o
corpo humano quando os jogadores de futebol participam de partidas na
Bolívia, por exemplo. Reescrevemos a matéria, que foi aprovada depois.
Para melhor análise, enviamos um questionário para três
crianças, logo após a execução de um vídeo. De 15 questões que formavam o
"quiz", um deles acertou 14, outro 13 e o último 12. É esse resultado -
de passar a informação clara - que a gente pretende alcançar.
Quais são os próximos passos para o Recontando? - Atualmente
possuímos uma parceria com a "Escola Nossa" em Niterói, Rio de Janeiro.
Quinzenalmente vamos para o colégio e apresentamos o episódio inédito
para os alunos. Após a exibição, dividimos as crianças em grupos e
criamos algumas atividades para ver o nível de entendimento da notícia.
Esse tipo de atividade está funcionando e estamos bem satisfeitos com o
resultado atual do site.
Fonte: Info Online
Fonte: Info Online