Escolas municipais de SP terão psicopedagogo para prevenir bullying

Secretário Muncipal de Educação de São Paulo,
César Callegari (Foto: Tatiana Santiago/ G1)



Prefeito Fernando Haddad terá 60 dias para regulamentar a função. Profissional faz diagnóstico e prevenção de problemas de aprendizagem.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou uma lei que vai implementar a figura do psicopedagogo nas escolas da rede municipal. Esta assistência psicopedagógica terá como objetivo diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem tendo como enfoque o aluno, a pré-escola e a escola, e também atuar como mediador de conflitos para procurar evitar ações de bullying. A lei, de autoria do vereador Antônio Goulart (PSD), foi publicada na edição desta quinta-feira (25) no "Diário Oficial da Cidade de São Paulo."

O Poder Executivo tem 60 dias para divulgar a regulamentação da função, definindo as normas, procedimentos, planejamento e controle, e definir de onde virão os recursos para contratar estes profissionais.

Bullying

De acordo com o secretário municipal de educação, César Callegari, os psicopedagogos vão atuar divididos em regiões da cidade dentro de uma equipe multidisciplinar, que incluirá ainda assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos.

A Secretaria Municipal de Educação finaliza os estudos para definir quantos profissionais serão contratados para atender cerca de 1.500 escolas municipais de educação infantil e do ensino fundamental.

"O psicopedagogo vai atuar na mediação de conflitos e no encaminhamento de problemas de aprendizagem que envolvem a articulação com a família e o acompanhamento do estudante em seu ambiente social", explica Callegari. "Em muitos casos de bullying nas escolas se faz necessária a presença de um psicopedagogo para trabalhar o problema junto com a turma de estudantes."

Segundo definição da Associação Brasileira de Psicopedagogia, o profissional especializado nesta função lida com o processo de aprendizagem, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio (família, escola e sociedade) no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios.

A psicopedagogia é um curso de especialização que recebe graduandos vindos de vários cursos, como pedagogia, psicologia e fonoaudiologia. Enquanto a psicologia escolar surgiu para explicar o fracasso do aluno na escola, a psicopedagogia faz um trabalho clínico com aqueles que apresentam dificuldades na aprendizagem por problemas específicos.

Um projeto de lei que regulamenta esta atividade profissional está em tramitação no Congresso Nacional.

Do G1