A copa do mundo já é motivo de festa para pequenos e médios empreendedores


Micro empresas tem mais de 900 oportunidades de negócios com a copa e olimpíadas


Por Márcia Brasil

Faltam menos de dez dias para o Brasil receber a abertura da Copa do Mundo, a competição vai trazer ao país cerca de 600 mil turistas (ou mais) que vão movimentar 6,7 bilhões de reais na economia neste período.

Segundo um levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a FGV, a Copa trouxe quase mil oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas das cidades-sede. Quem fez a lição de casa e se preparou deve conseguir bons resultados neste ano. “É uma época importante para evocar a ideia de senso de competição, de nacionalismo. É uma disputa entre países e acho saudável que o empreendedor possa explorar isso”, opina Luiz Fernando Turatti, coordenador do Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper.

Pode ser uma ótima oportunidade para empreendedores, principalmente donos de estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes. Bons negócios sempre foram a alma destes estabelecimentos por oferecem a comodidade aos seus clientes no dia do jogo. Donos de restaurantes já festejaram os lucros, pois seus estabelecimentos  foram reservados na disputa dos seus clientes há mais de 30 ou 90 dias, até hiper-faturando seus negócios.

Seu Manuel, da Cantina do Verde, conta que fechou seu estabelecimento para alguns jogos e cobrou bem mais caro, do que em outras festas. Ele disse que mesmo com o valor a mais cobrado, os clientes não exitaram em pagar. “A disputa foi grande. Teve cliente que me ligou da Argentina pedindo reservas, mas já tinha fechado com os brasileiros, frequentadores da casa”. Conta seu Manuel.

A pesquisa da FGV para o Sebrae aponta que a Copa do Mundo de 2014 deve gerar, além das mais de 900 oportunidades de negócio para micro e pequenas empresas das cidades que sediarão os jogos, vai alavancar, também, o setor imobiliário. Segundo Paulo Alvim, gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, são mais de R$ 100 bilhões em novos projetos já fechados, com destaque para o setor da construção civil. “Percebemos que este setor alcançou os primeiros resultados, por estar envolvido com obras estruturais e reformas dos estádios nas capitais que receberão os jogos. De qualquer forma, todos os setores, da agricultura à tecnologia da informação e à economia criativa, estão se beneficiando”, afirma  Alvim.

A pesquisa aponta vários setores da economia que estarão sendo beneficiados. Abaixo você tem uma tabela com a projeção do que já é negócio, e gerou até mais exportação de serviços e mercadorias, que fazem parte do crescimento da economia, vai alavancar nas vendas nos dias dos jogos:


“Milhares de microempresas serão beneficiadas. Além do impacto sobre a macroeconomia, detalhado até aqui,há o efeito da Copa sobre uma legião de centenas (ou mesmo milhares) de micro e pequenas empresas e serviços que, certamente, serão fortemente impulsionados. Além dos impactos diretos e indiretos por setores econômicos já mencionados, há pelo menos 11 outros setores com um contingente expressivo de pequenas, médias e grandes empresas que será diretamente atingido pelo evento da Copa, como demonstra a tabela.

Com informações da Revista Exame, FGV e Sebrae