O título deste post pode ser óbvio para muitos de nós, que
já pedalamos, mas é muito importante destacar que existe um número enorme de
‘possíveis ciclistas’ nas grandes cidades que estão só esperando algum tipo de
infraestrutura amigável à bicicleta para começar a pedalar.
Quando a Ciclofaixa de Moema foi aberta, por exemplo, muita
gente contrária afirmou que por ali não passavam bicicletas (o que não é lá
muito verdade) e que a ciclofaixa seria um desperdício.
Mas estatísticas registradas em Nova York, uma cidade que
cada vez mais se volta aos ciclistas, mostram que a implantação de políticas
pró-mobilidade urbana aceleram o crescimento do número de ciclistas na cidade.
Com a divulgação do mais recente Indicador de Comutação de
Bicicleta em NY, é possível ver que o número de pessoas que realizam seus
deslocamentos de bicicleta na cidade quadruplicou nos últimos 10 anos. Mais
importante ainda é ver o grande salto que esse número deu de 2008 aos dias de
hoje (veja no gráfico abaixo):
Como é possível ver no gráfico, os deslocamentos de
bicicleta em Nova York vinham crescendo de forma lenta e cresceram demais nos
últimos anos. O motivo? O blogueiro da Reuters Feliz Salmon explica que foi
justamente neste período que o Departamento de Trânsito de Nova York ficou sob
o comando de Janette Sadik-Khan, uma política incentivadora da bicicleta.
Foi sob a batuta de Janette Sadik-Khan que a cidade multiplicou
suas ciclovias e ciclofaixas. Em apenas quatro anos, segundo o The New York
Times, a cidade viu o surgimento de 400 quilômetros de ciclofaixas! Além disso,
Janette transformou algumas áreas da cidade que eram exclusivas para os carros,
como a turística Times Square, em grandes praças para os pedestres e ciclistas,
eliminando também centenas de estacionamentos e vagas de carros nas ruas.
Veja abaixo uma entrevista com Janette Sadik-Khan (em
inglês):
Ou seja, tudo leva a crer que há mesmo muita gente querendo
pedalar, faltando apenas um pouco mais de infraestrutura nas principais ruas e
avenidas da cidade para que o deslocamento seja feito de uma maneira mais
segura e natural.
O blogueiro Felix Salmon, da Reuters, encerra seu post
dizendo uma grande verdade. “A lição deste gráfico é que se você criar
estruturas para bicicletas, os ciclistas vão aparecer para usá-las. E isso é
fantástico, porque cidades com muitos ciclistas são sempre as melhores para se
viver e trabalhar – até para aqueles que não pedalam!”.