Alimentação Vegana: 18 fontes de proteínas vegana e vegetariana


A consciência cobra, você já pensou várias vezes em interromper a alimentação animal e partir radicalmente para uma proposta mais saudável, no estilo de vida natural, sem sentir mais aquela culpa pelo abatimento do animal.

A dieta vegetariana ou vegana, requer entender a base nutricional dos produtos naturais, ricos em minerais e proteínas. Importante que o organismo adquira  hábito diário com nutrientes necessários para introduzir na alimentação pela manhã, à tarde e à noite.

Para ajudar aqueles que estão na dúvida, o blog Arte e Sociedade realizou  algumas pesquisas com fontes de saúde nutricionais de produtos, que podem substituir leite, carnes e ovos.

Vamos começar pela proteína, responsável pela construção e manutenção de tecidos, pelos hormônios, músculos e cartilagens. A proteína é um nutriente essencial que reconduz, como neurotransmissor, os impulsos nervosos que formam os pensamentos, os comandos físicos para o corpo se movimentar e a ajuda no fluxo da passagem de oxigênio para o organismo.

Quando você vê um atleta que pratica qualquer atívidade física, logo lembra das famosas propagandas de fabricantes de Whey Protein. Poucos sabem que a proteina industrializada acabou causando uma vítima na Austrália. Uma jovem de 25 anos, Meegan Hefford. Sua mãe hoje faz campanha pelo mundo para que tomem cuidado com o suplemento. Meegan tomou muito shake da proteína, segundo laudo pericial.

A perda da jovem chamou atenção do mundo esportivo, por conta da gravidade dos riscos que trazem os suplementos, que estimulam um melhor rendimento para as atividades de grande esforço. Muitos esportistas não têm acesso a um nutricionista com responsabilidade médica para orientar a dieta com o suplemento e acabam usando inadequadamente.

Com a alimentação natural, os riscos são quase nulos. Prefira consumir produtos orgânicos, sem agrotóxicos.

Veja abaixo as fontes alimentares e a quantidade que cada um pode proporcionar de proteína.


  1. Batata grande (4g)
  2. Espinafre (3g)
  3. Lentilha (10g)
  4. Tofu (7,5g)
  5. Feijão (8g)
  6. Arroz (3 a 4g)
  7. Chia (16g)
  8. Gergelim (20g)
  9. Cacau em pó (20g)
  10. Amêndoa (21g)
  11. Pistache (20g)
  12. Castanha-de-caju (18g)
  13. Quinoa (4g)
  14. Leite de soja (6g)
  15. Ervilha (5 a 6g)
  16. Grão de bico (8 a 9g)
  17. Proteína de soja (92g)
  18. Goiaba (2g)

Com informações de Saúde Alimentar, Vegan India England