Oligopólio em decadência mas ainda oligopólio



CONVERGÊNCIA vs. PROPRIEDADE CRUZADA


A quem interessa a confusão?


Por * Venício A. de Lima em 1/2/2011


A chamada “revolução digital” provocou uma reviravolta no mundo das comunicações. Uma única tecnologia – por exemplo, a fibra ótica – possibilita a transmissão, vale dizer a distribuição para consumidores, tanto de sons como de textos e de imagens. Diluíram-se as fronteiras entre as telecomunicações e a radiodifusão, por exemplo. Além disso, jornalistas multimídia produzem conteúdo noticioso para rádio, jornal, revistas, televisão e portais na internet. Daí porque se fala na “convergência de mídias”, expressão que tem por base as mudanças tecnológicas que permitem, por exemplo, que um “consumidor” escute rádio, veja TV, assista filmes, leia jornais e revistas em um único “receptor” – por exemplo, um computador pessoal.


Quem aprova isso?



Graças à mesma ausência de regulação que acomoda a mídia eletrônica, o nível da criatividade da propaganda despenca, e reinam as apelações e os preconceitos 

Quem aprova isso?É só começar uma propaganda de sabonete bactericida na televisão para o empresário Flávio Donadio se remexer no sofá. Sua mulher, Gabriela Vilela, sabe que lá vêm reclamações costumeiras e ri da indignação do marido. “Os anúncios são até engraçados, mostram imagens alegres, têm músicas, mas acho horrível quando o locutor começa a dizer coisas como ‘seus filhos podem estar expostos a bactérias que podem causar doenças!’ ou que é preciso lavar as mãos com aquela marca de sabonete depois de tossir ou espirrar”, explica Donadio. “Alimentar uma paranoia para promover a venda de um produto é, no mínimo, palhaçada. Sem falar nas propagandas de xampus e condicionadores que aumentam em até 37% o brilho de seus cabelos, deixando-os até 42% mais lisos”, brinca.

Cultura de Shoppings

No Programa Conexão Universitária o prof. Ladislau Dowbor fala sobre a Cultura de Shoppings. Nessa parte os entrevistados colocam suas visões sobre a proliferação dos shoppings nas grandes metrópoles. Prof. Ladislau comenta que o o fenômeno do shopping center tem a desigualdade como pano de fundo. Programa dividido em 8 partes.



Fonte: Dowbor.org