Cartão postal da cidade de São Paulo deixará de ser o símbolo de tragédias com ciclistas |
A região da Paulista, mais movimentada da cidade de São Paulo, ficou marcada por vários acidentes fatais de ciclistas que pedalavam na avenida para esporte, lazer ou trabalhar.
A prefeitura de São Paulo inaugurou a ciclovia na Avenida Paulista no final do mês de junho. A conclusão dos trabalhos entre a Rua da Consolação e a Praça Oswaldo Cruz, que segue pela Avenida Bernardino de Campos será entregue no fim de julho. Diante da necessidade as ciclovias foram inevitáveis. O prefeito de São Paulo e ciclista, Fernando Haddad, ouviu a voz das ruas e atendeu a reivindicação dos ciclistas.
Início das obras gerou intolerância por desafetos e não ciclistas |
De acordo com a secretaria de transporte, a ciclovia
permitirá acesso ao Centro (veja abaixo no mapa), região do Estádio do
Pacaembu, Avenida Brasil, Parque Ibirapuera, além do Metrô Jabaquara. Os
ciclistas terão a opção para a região central, à Rua Vergueiro, e agora à Rua
Frei Caneca. Também, de acordo com a engenharia, os usuários poderão seguir da Paulista
pela Rua Itápolis chegando até a FAAP ou o estádio do Pacaembu, informou na
época do início das obras.
Ciclistas corriam risco na faixa segregada por cones e pintura. Motorista bêbado atingiu usuário, que perdeu o braço |
Do lado direito, sentido bairro, tem a opção via Haddock
Lobo e Bela Cintra conectando à região da Avenida Brasil. E também vai ter uma
outra conexão da Pamplona com o parque Ibirapuera. E sem contar aquela conexão no
sentido Jabaquara, e a continuidade para chegar até a estação Jabaquara do
Metrô.
Fernando Haddad, progressista e ciclista, ouviu a voz das ruas e deu a iniciativa para a construção da ciclovia |
A construção de uma ciclovia era emergente e necessária
diante de tantos acidentes fatais que fizeram vários ciclistas perderem a vida.
Segundo dados da CET, a Av. Paulista incluída na meta de 400 km no plano de mobilidade da Prefeitura, é a via com mais acidentes com
ciclistas por quilômetro em São Paulo (foram 15 – registrados – entre 2009
e 2011). Nela ocorreram atropelamentos emblemáticos, como as mortes de Márcia
Prado (2009) e Julie Dias (2012) e o caso de David Santos
Souza (2013), que teve seu braço arrancado ao ser atropelado em área
segregada com cones por um motorista embriagado.
Ghost bike Marcia Prado, símbolo em exposição permanente na av Paulista em homenagem a uma ciclista, militante defensora da bicicleta e da ciclovia. Imagem: Willian Cruz |
Vários protestos foram realizados pela avenida para chamar
atenção da sociedade e do poder público, e exigir imediatamente ciclovia na
região, já que a avenida Paulista e as adjacentes tornaram-se símbolo de mobilidade para
ciclistas e skatistas. Apesar do alto índice de usuários que utilizam as vias e
calçadas para diversão e esporte, diariamente, as bicicletas são utilizadas como meio de transporte
ou mesmo para trabalhar. A história triste do trabalhador Marlon, que perdeu sua vida enquanto lutava dia a dia como
courier, revelava um cenário comum para quem enfrentava carros, ônibus e caminhões.
Bicicleta do trabalhador Marlon. Imagem: Talita Rodrigues |
Ainda em junho de 2014, entrevistado pelo blog “Pé de Vela”, Marlon contou que começou a pedalar para se livrar de uma depressão. Segundo ele, a sensação de liberdade o ajudou. “A inclusão das bicicletas nas grandes metrópoles é inevitável”, afirmou Marlon.
Mobilidade urbana inclui acessibilidade para cadeirantes. |
As polêmicas se seguiram contra
as ciclovias, como a grande mídia e os desafetos, que não usam a magrela, insensíveis no entendimento da necessidade de uma sociedade em desenvolvimento que utiliza a bike em benefício ao meio ambiente, com déficit de veículos nas grandes
cidades. Afinal, a intolerância perdeu crédito na medida que as metrópoles de cidades estrangeiras adotaram as políticas públicas da
mobilidade com as ciclovias e o uso de bicicletas para o
transporte, garantindo a qualidade de vida de sua população. E por que São Paulo não
poderia avançar? A necessidade e os movimentos da maioria ganham o seu espaço.
Serviço
O quê - Inauguração da ciclovia da av. Paulista
Quando - 28 de junho - 8h
Local - Av. Paulista x Rua da Consolação
Por Márcia Brasil
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Quando - 28 de junho - 8h
Local - Av. Paulista x Rua da Consolação
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