Prefeitura de São Paulo inaugura o 1º Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional da cidade

Adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e abertura da VI Conferência Municipal sobre o tema acontecem na mesma data


 A secretaria municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), por meio da Supervisão Geral de Abastecimento inaugura, no próximo dia 26 de junho, a partir das 13h, o 1º Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional da cidade. O evento acontece na sede do Banco de Alimentos, na Rua Gastão Madeira, 150 – Vila Maria.
O objetivo do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional é assegurar o compromisso do Governo Municipal no combate à exclusão social e estímulo aos hábitos alimentares saudáveis da população. A conquista faz parte da Meta 13 do Plano de Governo. O espaço tem como principais objetivos a intersertorialidade para ampliar, pesquisar e monitorar os diversos aspectos da segurança alimentar e nutricional, através de ações educativas, e indicadores que permitam a avaliação de políticas públicas como estratégia de um plano regional (local), e promover a interação entre diferentes áreas do conhecimento visando o desenvolvimento de ações e programas relacionados à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Além de receber e distribuir alimentos, por meio do Banco de Alimentos, e atuar no Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal – PAA, é meta do Centro realizar ações de educação nutricional, promover hábitos alimentares saudáveis e facilitar o acesso regular aos alimentos de qualidade para a população em vulnerabilidade social, bem como promover estratégias para a geração de renda com foco na alimentação saudável e inclusão social, consumo consciente de alimentos e equidade de oportunidades sociais.

Adesão ao SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

A atual gestão assumiu a responsabilidade de implementar a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com a construção de um Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional baseado na descentralização, na realidade regional e local.
Dentre as ações já realizadas, destacam-se a aprovação da lei 15.920/2013, que estabelece os componentes municipais e suas competências no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, a reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMUSAN-SP, a implementação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN-Municipal: 08 secretarias municipais com projetos, programas e ações com interface em SAN. Visa a elaboração de ações conjuntas para fornecer serviços públicos no combate à exclusão social e estimular hábitos alimentares saudáveis e a elaboração da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Na mesma data da inauguração do Centro de Referência em Segurança Alimentar, o Prefeito Fernando Haddad assina o Termo de Adesão ao SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A VI Conferência foi precedida por sete Pré-Conferências Macrorregionais, realizadas em maio, que avaliaram a Segurança Alimentar e Nutricional em nível local, com a apresentação de propostas para a construção da Política e Plano Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, e escolha de mais de 200 delegados (integrantes da sociedade civil e do poder público).
O tema da conferência, que acontece nos dias 26 e 27 de junho é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, e trata desde a produção dos alimentos até a chegada na mesa do cidadão.
“O evento é um marco histórico para o tema, pois o Município fará a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e a inauguração do Centro de Referência, que são demandas da sociedade civil, e mostra, assim, o compromisso dessa administração com o tema”, afirma Marcelo Mazeta Lucas, Supervisor Geral de Abastecimento.
Na programação da VI Conferência, serão discutidos três eixos temáticos: 1. Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; 2. Dinâmicas em curso e escolhas estratégicas para a política pública em Segurança Alimentar e Nutricional em São Paulo; 3. Adesão, participação social e intersetorialidade na construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Serviço
O quê: Adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, Inauguração do 1º Centro de Referência e abertura da VI Conferência Municipal de SAN  
Quando:  sexta-feira, 26 de junho, a partir das 13h
Local: Rua Gastão Madeira, nº 150 – Vila Maria