Lendo Nietzsche para ler Marx


Marx e Nietzsche são os filósofos que ganharam versões populares que outros não conseguiram obter. Marx não autorizou nem Lênin e muito menos Stalin a fazer o que fizeram. Muito menos Nietzsche deu qualquer aval a Hitler. Não foram contemporâneos desses ditadores. Caso tivessem sido contemporâneos desses homens, eles teriam repudiado suas ações. Como podemos estar certos disso? Simples, basta colocar as perguntas objetivamente. Quais? Duas: Marx endossaria uma ditadura? Nietzsche apoiaria e eliminação de visões contrárias a dele?

Boris, o filho do Brasil

Friday, January 1, 2010
By Paulo Ghiraldelli


Uma parte da nossa esquerda política imagina que os ricos não são brasileiros. Pensam que eles ainda são os filhos de uma elite que estudou na Europa e que, se o Brasil for mal, irá embora daqui. Imagina que são pessoas completamente por fora da vida cotidiana do Brasil. Essa visão da esquerda pouco ajuda. Enquanto não entendermos que um homem de direita como Boris Casoy é tão “filho do Brasil” quanto Lula, não vamos descrever o Brasil de um modo útil para os nossos propósitos de melhorá-lo.

Reencontro com Bertold Brecht e Maiakóvski

Por Edinho Silva - 03.01.10

Hoje quando li uma mensagem do Manoel de Araújo relatando acontecimentos na imprensa de Araraquara, retratando atos de censura, senti muita vontade de reler os poetas que contribuíram muito para a minha formação enquanto um homem que acredita na transformação social e que sempre sonhou com a democracia plena, onde os seres humanos pudessem ter igualdade de oportunidades, independente do lugar onde nasceu, da sua condição econômica, ou até mesmo estivessem libertos daquela pergunta que expressa a síntese do preconceito, que muitas vezes ouvi em Araraquara: "de que família você é?".

Existe democracia sem liberdade de expressão?

A democracia como valor universal não existe e nem pode existir, pois temos que chegar em sua essência e ver a quem beneficia. Para a aristocracia grega da antiguidade existia a mais ampla “democracia”, porém, para os escravos (que eram a absoluta maioria), a democracia era somente uma palavra vazia. Na realidade a verdadeira e legitima Democracia ainda é uma grande utopia.