Ativismo (digital) em Conexão Global

O ano é 1999. O mundo pop assiste ao momentâneo desaparecimento do rock das paradas, que são tomadas por boy e girls band insossas. O planeta econômico vive um de seus auges do livre-comércio, mercado regulando a tudo e a todos e “só” desfavorecendo quem não pode entrar nesse jogo – 99% da população global.

Cristina Kirchner, a mídia e nós

Foto: Instituto Lula
Uma das mais importantes conquistas do primeiro governo de Cristina Kirchner na Argentina (2007-2011) foi a aprovação da Lei nº 26.522 – Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual –, em 10 de outubro de 2009. A Ley de Medios, como ficou conhecida, substitui o Decreto-Lei nº 22.285 promulgado pela ditadura militar, em 1981.

Haddad: 'Adversários vão tentar macular o Enem'

Haddad fala sobre a campanha para prefeitura de São Paulo

‘Por mais ataques pessoais que eu tenha recebido, não devolverei’, diz Haddad - Andre Dusek/AE
Andre Dusek/AE
"'Por mais ataques pessoais que eu tenha recebido, não devolverei', diz Haddad"

Ministro da Educação diz que disputa pela Prefeitura de São Paulo não será agressiva como a eleição de 2010 e afirma que prioridade de Gilberto Kassab é se unir ao PSDB de José Serra

Ministério Público de São Paulo entra no caso BBB

Órgão abre procedimento para apurar violação aos direitos da mulher e exigir esclarecimento da Rede Globo ao público sobre os fatos ocorridos
MPF quer que a Rede Globo esclareça sobre os direitos das mulheres e não contribua para o processo de estigmatização da mulher
Redação - SpressoSP  - 18.01.12

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, órgão do Ministério Público Federal abriu nesta terça, 17, um procedimento para “apurar divulgação de cena com possível abuso sexual por parte de participante do Big Brother Brasil BBB12, com violação aos princípios constitucionais da Comunicação Social e ofensa aos direitos da mulher”.

Os métodos aplicados na educação infantil


Por Erick M -  Do Correio de Uberlândia - Marcelo Calfat

Roberta Fusconi, mãe de Yara, 6, preferiu uma instituição que aplica a teoria construtivista
 
As técnicas e os métodos aplicados na alfabetização infantil no país geram polêmica e debates entre educadores e especialistas. Uns defendem o uso do método fônico, baseado no aprendizado da associação entre fonemas e grafemas (sons e letras) por meio de textos produzidos especificamente para a alfabetização. A formação é feita em sílabas, palavras e depois frases. Já outros defendem a aplicação do construtivismo, que não prioriza essa associação e trabalha com textos e situações que já fazem parte do universo infantil, usando a experiência que a criança tem para ajudar no aprendizado. É uma prática mais livre.

O homem ao lado ou o do facebook?

Numa manhã, com mais tempo, extrapolei a minha costumeira ronda pelo facebook, indo além dos retornos a demandas e de alguns “curtir” para manutenção de amizade e demonstração de afinidade com o assunto em post. Resolvi comentar, em seara alheia, uma notícia de jornal: "Umberto Eco foi preso em flagrante transando com prostituta". Do ato involuntário fui levada a uma reflexão, esta, sobre o filme argentino, O homem ao lado, entre os melhores da safra de 2011.

Por Christiane Marcondes - 13.01.2012 - Portal Vermelho

Secretaria de Educação abre processo seletivo para contratar professores

Inscrições dos professores interessados podem ser feitas de 13 a 19 de janeiro, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas, no Cemforpe

A Secretaria Municipal de Educação abriu processo seletivo simplificado para contratação de professores para o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e de professores de Educação Infantil. As inscrições podem ser feitas de 13 a 19 de janeiro, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro do Mogilar.

Violência mostra esgotamento do modelo policial

Em um intervalo de dois dias a polícia militar protagonizou cenas de brutal violência em três diferentes estados brasileiros: em Teresina (PI), a repressão aos jovens que protestam contra o aumento da passagem dos ônibus municipais reviveu cenas típicas de ditaduras, com a polícia do governador Wilson Martins (PSB) e do prefeito Elmano Férrer (PTB) demonstrando despreparo e sadismo, como pode-se constatar no vídeo abaixo.

No sábado, o novo “churrascão da gente diferenciada” acontece na Cracolândia

Ato deve colocar em pauta o abuso de autoridade, a questão dos direitos humanos e a intolerância da polícia

Por Sâmia Gabriela Teixeira - SPressoSP  10.01.12
Em maio do ano passado o "churrascão da gente diferenciada", realizado em Higienópolis, reuniu cerca de 4 mil pessoas (Foto: Lino Ito Bochini)
Um grupo de internautas criou o evento que promete ser tão crítico e irônico quanto a primeira edição do “churrascão da gente diferenciada”, realizada no ano passado, no bairro de Higienópolis. O ato agora pretende discutir a situação das pessoas em situação de rua que consomem crack e a violência policial que têm sofrido e se agravado após o início da Operação Nova Luz. O churrascão mais uma vez foi organizado no Facebook e, até o final desta tarde, já havia a confirmação de mais de 830 pessoas. Quem está à frente da organização do evento é o Coletivo Dar (Desentorpecendo a Razão), grupo que tem como mote a defesa pela legalização das drogas, não com apologia ao uso, mas que defende a não proibição como uma maneira eficaz de evitar os problemas sociais que as drogas causam.

Exemplo de que funciona

A primeira versão foi realizada como um ato de protesto às declarações de moradores da região de Higienópolis, que eram contra a construção de uma estação de metrô no bairro. O relato que intitulou o evento partiu de uma moradora que alegou que a estação na região atrairia “gente diferenciada”. O protesto contou com cerca de 4 mil pessoas e teve repercussão por ser um dos primeiros grandes eventos de mobilização social organizados no espaço virtual de relacionamento.

Confira o convite para o “churrascão” de sábado:

Chega de dor e sofrimento na Luz!

Churrascão diferenciado versão Luz: porque na “cracolândia” todo mundo é gente como a gente.

Neste sábado, venha mostrar para o governo que sua polícia não é bem-vinda em nossas ruas.
Sem oferecer alternativas decentes aos dependentes e sem respeitar os direitos humanos deles e dos outros usuários, trabalhadores e freqüentadores da região da Luz, o governo paulista vem ocupando militarmente, desde o dia 3 de janeiro, a zona conhecida como “cracolândia”.

Higienismo, preconceito, segregação, violência, intolerância, tortura, abuso de autoridade e mesmo suspeitas de assassinato passaram a ser ainda mais constantes nos dias e principalmente nas madrugadas do bairro.

Continue lendo aqui  (horário e local do encontro)