Campanha alerta pais sobre importância da classificação indicativa


O Ministério da Justiça lançou em março de 2012 a campanha Não se Engane, para alertar os pais sobre a influência que as obras audiovisuais podem ter na formação de crianças e informá-los sobre a classificação indicativa como uma forma de selecionar os programas aos quais os filhos assistem.  

Obesidade infantil e o crime midiático

Imagem: sapsip


Por Marco Aurélio Weissheimer - Carta Maior

Tomei conhecimento do documentário 'Muito Além do Peso' (assista no final) pelo ótimo blog do médico José Carlos Souto, urologista gaúcho que trabalha na Santa Casa, em Porto Alegre, e que vem se dedicando a estudar as relações entre nutrição e saúde. Na opinião de Souto, um dos documentários mais importantes já produzidos no Brasil. 

Pais educam e professores ensinam

Ilustração: Marcela Briotto

Um seminário com o tema “Educadores: Educados ou não? provocou a reflexão dos profissionais da educação sobre a atuação em sala de aula e as principais dificuldades. O evento buscou despertar a consciência de pais, professores e escola. 

Gita, o disco mais vendido de Raul Seixas

Divulgação

Com mais de 600 mil cópias vendidas, Gita levou Raul Seixas ao sucesso, em 1975. 

Recém chegado do exílio, Raul posou para a capa do disco vestido de guerrilheiro com uma guitarra vermelha, numa provocação à ditadura que o forçou a viver nos Estados Unidos. Durante seu exílio, Raul afirmava ter-se encontrado, em 1974, com o ex-beatle John Lennon. Eles conversaram durante algumas horas sobre grandes figuras da humanidade, como Jesus Cristo, Albert Einstein e Calígula.

Crianças e adolescentes na construção de um futuro sustentável


Em 2004, a Organização Mundial da Saúde – OMS publicou o Atlas da Saúde Infantil e o Ambiente, revelando que, em todo o mundo, a contaminação do meio ambiente mata mais de 3 milhões de crianças a cada ano. A publicação demonstrou também que, apesar de então representarem apenas 10% da população mundial, as crianças eram vítimas de 40% de todas as doenças relacionadas com problemas ambientais. Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente não fale diretamente sobre o direito a um meio ambiente equilibrado, os direitos absolutos de crianças e adolescentes à saúde, ao desenvolvimento pleno e à vida trazem em si a necessidade de a sociedade comprometer-se com as questões ambientais e de desenvolvimento sustentável.

Pedofilia e gastos motivaram o desejo de renúncia do Papa Bento XVI ?

Imagem: Efe


O Papa Bento XVI, Joseph Ratzinger, atacou o aborto, o casamento gay e a eutanásia, na mensagem lida no primeiro dia do ano por ocasião da Jornada Mundial da Paz, que segundo o pontífice colocam em perigo a paz, mas em nenhum momento citou os casos de pedofilia, tentando abafar o escândalo. Foi duramente criticado pelo seu conservadorismo, desde quando substituiu João Paulo II, em 2005, como líder da Igreja Católica.

Ratzinger, após inúmeros escândalos divulgados sobre pedofilia, protegeu seu clérigo em todo o mundo, dando ênfase à visão crítica da sociedade que o julgou conivente com os crimes, além de sua posição conservadora, por que ocultou os casos sexuais na igreja e a sua aversão à anticoncepção via camisinha e pílula.

O GRUPO: CIA TRUKS - TEATRO DE BONECOS

Fotos: Divulgação

A Cia. Truks – Teatro de Bonecos foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil, além de participar de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos para o teatro de animação. Eventualmente atua na área publicitária, criando roteiros, bonecos e animações diversas para filmes e eventos afins. O grupo coordena o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, desde 2002.

Vilas e comunidades ganham vida com as cores nas casas.

www.archdaily
Os artistas holandeses Jeroen e Dre desenvolveram projeto para pintar muros nas comunidade do Rio de Janeior, chamado O morro. Divulgação
/
Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn são dois artistas da Holanda, que começaram a trabalhar juntos em 2005. Em 2006, desenvolveram a ideia de criar intervenções de arte impulsionadas pela comunidade no Brasil. Seus esforços resultaram em dois murais que foram pintados na Vila Cruzeiro, Rio de Janeiro, em colaboração com a juventude local.  

Escola Nacional Florestan Fernandes, um modelo de difusão dos conhecimentos voltados para a transformação social

ENFF . Divulgação


Para aqueles cuja hora chegou
Nunca é tarde demais! (...)
Frequente a escola, você que não tem casa!
Adquira conhecimento, você que sente frio!
Você que tem fome, agarre o livro: é uma arma.
Você tem que assumir o comando*.


*Bertolt Brecht (1898-1956), poeta, dramaturgo e revolucionário alemão, escreveu esses versos (parte do seu poema Elogio do Aprendizado) para enfatizar a importância do conhecimento como instrumento indispensável da classe trabalhadora na sua luta pela emancipação.

Leci Brandão é eleita presidenta da Comissão de Educação da Alesp

Divulgação

A deputada Leci Brandão (PCdoB) foi eleita, por unanimidade, nesta quarta-feira (6), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) 

Bloco das Emílias e Viscondes: Folia com Literatura


“(...) Nos blocos de rua, você pode fazer
muitas coisas como: se você é pobre se
 fantasia de rico, se você é mulher pode se
 fantasiar de homem ou vice-versa. O
poema vira carnaval, o carnaval vira
 poema. É sempre uma rima que vem
 daqui e vem de lá.”

Beatris Duraes, 9 anos.
 (participante do Bloco das Emílias e
 Viscondes e do jornal “A Voz da Infância”,
 da Biblioteca Monteiro Lobato)

Apresentação

A realização do Bloco das Emílias e Viscondes é o resultado de uma parceria entre a Biblioteca Monteiro Lobato, o Instituto Espaço Arterial e a Escola Estadual Arthur Guimarães, situada no bairro da Vila Buarque. É claro que, quando ele vai para a rua, participam os moradores da região e  freqüentadores da Biblioteca.

“Clocks” é eleita melhor música alternativa nos últimos 10 anos

Divulgação

A rádio inglesa BBC Radio 6 promoveu, durante um mês, uma enquete entre seus ouvintes para eleger os 10 mega hits da música alternativa nos últimos 10 anos. O lugar mais alto no podium ficou para “Clocks“, do Coldplay.

Noite de Carnaval 06/02 no StudioSP


Clique para aumentar a imagem. Divulgação.


AGÊNCIA SOLANO TRINDADE FAZ NOITE DE CARNAVAL NO STUDIOSP

A noite celebrará o início do carnaval, mas não só isso: ela também faz parte de uma luta da periferia, que reivindica o direito a cidade

Projeto que protegeria crianças da publicidade abusiva é vetado por Alckmin

Imagem: Essas e outras
Do *IDEC
Governador do Estado de São Paulo justificou veto afirmando que texto era “inconstitucional”; Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lembra que, conforme a Constituição Federal, compete ao Estado, União e Municípios legislar sobre a proteção à infância e juventude e sobre o consumo.